terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como montar seu Arcade – Passo 1 - O modelo do Arcade.

Primeiramente você deve pensar em que tipo de jogo você quer dentro do seu Arcade e como você pretende realizar a jogatina( sofá da sala, em pé, bancada...), bom digo isso porque influencia DIRETAMENTE no modelo(designer) do seu Arcade,  no tamanho da tela e também no hardware a ser adquirido, vou esclarecer melhor.

·         Sobre os jogos, uma orientação que julgo ser adequada.

                - Clássicos do Arcade (Mortal Kombat, Final Fight, Street Fighter e etc):

Tela quadrada (19” é ideal)
Sem placa de vídeo dedicada
Processador de baixa perfomance( Core2 duo)
80GB de HD
Fonte 500W Real

É uma opção mais básica, para aqueles que desejam apenas relembrar os velhos clássicos do fliperama, apesar de curtir essa época recomendo um pouco mais de ousadia e investimento.

Aqui tem um vídeo mostrando todos estes clássicos:

                             Clássicos do Arcade - Só os TOP´s



                              - Clássicos do Arcade + Taito Type X2

Tela Wide (21” ou superior)
Placa de vídeo dedicada (1GB 128 BITIS)
Processador de perfomance regular (Dual Core, 64bits, 3.0GHZ ou superior)
500GB HD
Fonte 500W Real


Essa configuração permite que você rode alguns jogos com qualidade gráfica melhor, porém jogos de PC mais pesados não vão rodar com Performance boa, você pode ter problemas de lentidão...o que é SUPER desagradável.


Minha máquina é bem parecida com essa, futuramente vou postar a configuração dela e explicar melhor sobre isso, é o ponto onde você deve se preocupar mais caso queira rodar jogos mais novos com qualidade gráfica mais pesada.

Aqui tem um vídeo do Super Street Fighter 4 Arcade Edition - 2P rodando na minha máquina:

            Super Street Fighter 4 Arcade Edition - 2P - Taito TypeX2



                              - Clássicos do Arcade + Jogos PC + Taito Type X2

Tela Wide (24” ou superior)
Placa de vídeo dedicada (1GB 256 BITIS)
Processador de perfomance boa (CoreI5 ou superior)
1GB HD
Fonte 500W Real

Essa é máquina que eu recomendo, você pode estar se perguntando..."Saporra é caro para caralho, to sem grana!!", pois é, se você quer rodar TUDO sem se preocupar com  NADA...a máquina é essa. Eu não tinha muita grana, arrisquei um processador inferior, logo tenho problemas de performance em 2 jogos de PC, é chato para caralho você investir meses em projeto depois o jogo que você quer não roda, ou roda com as configurações de vídeos todas reduzidas...pensem nisso.

Mais dois vídeos da minha máquina rodando jogos mais pesados:

                        Mortal Kombat Komplete Edition - PC



                             Injustice Gods Amoung US - PC

                  Um ponto importante, alguns jogos de PC e Taito Type (Mortal Kombat Complete Edition, Injustice Gods Amoung US, Super Street Fighter IV Arcade Edition do TaitoType ) são mais resistentes em rodar FullScreen, caso você esteja utilizando uma tela quadrada terá alguma dificuldade nisto, porém é possível rodar estes jogos em FullScreen com um monitor mais antigo, eu optei pelo monitor quadrado e tive que fazer uma série de configurações para colocar jogos mais novos em FullScreen.

·         Sobre como pretende jogar

 Existem formas diferenciadas para a jogatina acontecer, isso depende do seu espaço em casa e também da grana a se investir, o que deve-se levar em conta na definição do designer do seu Arcade é simples...escolha a forma que mais te deixar a vontade e que couber no seu bolso. Fazer algo retrô é importante...da um impacto maior para quem chega e vê o Arcade, tem um visual mais diferenciado, impõe uma certa  robustez...mais por um outro lado objetivo é simplesmente jogar; então selecionei alguns modelos para que vocês possam visualizar melhor e fazer a sua escolha.

Gabinete Arcade Slim

                  Esse modelo tem algumas das características do Arcade que estamos acostumados a ver, porém foi adaptado para uma tela em formato widescreen...isso se deve ao fato dos jogos mais novos serem desenvolvidos para este formato e também porque não se fabricam mais monitores quadrados. É mais barato que o Arcade Classic.









Gabinete Arcade Classic

                        Se você quer jogar do modo original, essa é a melhor opção!! Pense no espaço onde você vai colocá-lo e também no ambiente...o ideal seria uma área de churrasco ou até mesmo uma sala de jogos. É um pouco mais caro, mais fica show!!










 Mini Gabinete Arcade

                   Está é uma boa opção para quem quer manter os padrões originais e mora em apartamento ou está sem espaço, podendo ser usada também sobre uma bancada e ainda tem como  vantagem a mobilidade e facilidade de transporte. É mais barato que o Slim e Classic.






               
 Arcade Box (para TV)

                         Eu acho esta opção super interessante, se você pretende fazer a jogatina na sala da sua casa, ou em um sítio com amigos esta é a melhor opção, basta ligar via HDMI na sua TV. Funciona bem (fique atento as resoluções dos jogos); o hardware vai dentro dos controles e tem a opção de 2 players/4 players caso você seja fã de jogos de aventura como Simpsons e Tartarugas Ninjas. Tem valor próximo ao do Mini Gabinete.








Top Master Arcade Advanced Room

                                              Agora se você é o pica das galaxias, tem espaço de sobra e está com a grana, senta a pua e faz uma dessas aqui:


                                         





11 comentários:

  1. Mto bom recomenda onde comprar os acessorios?

    ResponderExcluir
  2. Vou montar o meu com um Playstation 2 dentro.
    Vai funcionar com OPL via Pendrive, usando uma Iso com todos os jogos do NEOGEO.
    Aí é só puxar os comandos do Joystick para os botões ou algo parecido. Nada de se preocupar com teclado, Windows, configuração...
    A emulação do NEOGEO ( e de outros consoles também) no Playstation 2 é perfeita, sai mais barato e dá menos trabalho que um Raspberry Pie.
    Até um PS2 Slim com a unidade ótica danificada pode ser usado. Apenas é necessário estar desbloqueado com chip Matrix, pode ser original ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como vc me explicar passo a passo de como faço isso com meu PlayStation 2 slim desbloqueado com matrix? E-mail: vianaroger@gmail.com Muito obrigado

      Excluir
    2. Olá amigo poderia passar pra mim também fazendo com um ps2. xuede@hotmail.com.br

      Excluir
  3. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. To em vias de fazer um arcade para mim e analisei varias plataformas para isso inclusive a que o amigo do comentário anterior falou sobre o ps2. No meu planejamento tem que ser pc mesmo pois pretendo jogar também online. Suas explicações me ajudaram bastante sobre que configurações vou precisar para ter uma boa máquina(nada muito caro). Curioso em saber a configuração exata da sua máquina, ela ficou espetacular.

    ResponderExcluir
  4. Show parabéns pelo post, excelente qualidade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Alguém tem o projeto do modelo slim para compartilhar?

    ResponderExcluir
  6. Teria o projeto do modelo arcade box para tv ?

    ResponderExcluir
  7. Teria o projeto do modelo arcade box para tv ?

    ResponderExcluir
  8. Membro gil
    1
    0
    11/11/2019
    #1
    Postado 11 de novembro de 2019
    Boa tarde galera

    nao sei se é nesse tópico a minha dúvida.

    eu tenho aquele aparelhinho raspberry e veio com duas manetes igual de play USB. recentemente comprei um kit completo pra montar dois controles arcade.( o manche veio do modelo mais barato pra montagem.) fiz a furação, a montagem, obedeci os plugs igual na placa zero deley, quando liguei o comando UP CIMA E DONW BAIXO nao estavam funcionando nos jogos. ai eu fui la em configuração de controles e reconfigurei manualmente e novamente nao funcionou. por via das duvidas eu montei o outro kit da segunda manete e deu o mesmo problema. ( DETALHE, SÓ NAO FUNCIONA NOS JOGOS, PRA NAVEGAR NOS MENUS PRA ESCOLHER OS JOGOS FUNCIONA NORMALMENTE ) qual seria o problema?

    ResponderExcluir